Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2025

27 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

“Necropolítica é um conceito filosófico que faz referência ao uso do poder social e político para decretar como algumas pessoas podem viver e como outras devem morrer; ou seja, na distribuição desigual da oportunidade de viver e morrer no sistema capitalista atual”. (Achille Mbembe - filósofo, historiador, professor, escritor e intelectual camaronês)

“Buscas a perfeição? Não sejas vulgar. A autenticidade é muito mais difícil”. Mario Quintana (poeta, tradutor e jornalista brasileiro)

“Que a primavera venha leve, suave e calorosa, enchendo de cor o dia-dia e iluminando os corações gelados”. Caio Fernando Abreu (jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro)

“O cancelamento revela muito dos nossos tempos, de impossibilidade do debate a partir da lógica da ‘lacração’. E mais: quem não cancela, está ‘passando pano’, como se não houvesse várias nuances aí dentro”. Filipe Campello (professor de Filosofia na Universidade Federal de Pernambuco)

“Conscientizar-se sobre saúde mental não significa combater o estresse, a ansiedade, a depressão e outros problemas de saúde mental cotidianos, mas sim modular conscientemente os hábitos que os intensificam. Uma vez que você esteja no controle de seus hábitos, em vez de controlá-los, você automaticamente estará em uma forma muito melhor, tanto mental quanto física”. Abhijit Naskar (Neurocientista indiano)

“A cada vez que você ingere um alimento, você está alimentando sua saúde ou está alimentando uma doença. A escolha é sempre sua, a cada garfada”. Rodrigo Polesso (especialista em Nutrição otimizada para saúde e bem-estar)

“Abençoado o homem que, não tendo nada a dizer, abstém-se de dar provas do fato com palavras”. George Eliot (pseudônimo de Mary Ann Evans, uma novelista, poetisa, jornalista e tradutora inglesa, do século XIX)

“Sou biólogo e viajo muito pela savana do meu país. Nessas regiões encontro gente que não sabe ler livros. Mas que sabe ler o seu mundo. Nesse universo de outros saberes, sou eu o analfabeto. Não sei ler sinais da terra, das árvores e dos bichos. Não sei ler nuvens, nem o prenúncio das chuvas. Não sei falar com os mortos, perdi contato com os antepassados que nos concedem o sentido da eternidade. Nessas visitas que faço à savana, vou aprendendo sensibilidades que me ajudam a sair de mim e a afastar-me das minhas certezas. Nesse território, eu não tenho apenas sonhos. Eu sou sonhável”. Mia Couto (E se Obama fosse africano?, 2009)

03 DE SETEMBRO - DIA DO (A) BIÓLOGO (A)

10 DE SETEMBRO - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio / Setembro Amarelo